13/07/2021

Preciso Tirar O Drt. E Agora?

Os dançarinos que pretendem levar a dança como profissão e fazer dela o seu sustento, precisam de um atestado de capacitação profissional, o que muitos chamam de DRT. O DRT é necessário para que você seja visto legalmente como um dançarino profissional e possa trabalhar e receber um salário ou cachê, ou seja, se não deseja atuar na informalidade, é preciso providenciar o seu o quanto antes. Quer entender melhor o que é esse registro, quais os documentos e comprovações necessárias e como tirar o DRT? Nós explicamos tudo o que você precisa saber.

A sigla DRT se refere à Delegacia Regional do Trabalho, no entanto, quando a utilizamos, estamos nos referindo ao registro profissional emitido pelo órgão. Esse registro é um selo ou carimbo em sua carteira de trabalho que comprova a sua competência em determinada área. O registro é concedido a profissionais que atuam como bailarinos, radialistas, atores, modelos, cantores, artistas circenses, entre outros. Somente com o DRT em mãos você poderá dar aulas em escolas de educação ou projetos e instituições governamentais, atuar em empresas e programas de televisão e trabalhar em companhias patrocinadas por leis de incentivo.  Para se dirigir ao sindicato, primeiramente, elabore um currículo com suas informações pessoais e todas as experiências na área. Conte há quanto tempo você pratica a modalidade, quem foram seus professores, de quais cursos e festivais participou e anexe seus certificados. Providencie também uma cópia simples de seu RG, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência e uma foto 3×4. Visite o sindicato de seu estado e entregue os documentos e o currículo. Você também precisará fazer o pagamento de uma taxa de inscrição. Seu currículo será avaliado e, caso seja aprovado, será preciso agendar o dia da avaliação diante de uma banca examinadora composta por profissionais da área. Você deve, então, realizar uma apresentação de solo com duração de 3 minutos. Após a aprovação, com o Atestado de Capacitação em mãos, chegou a hora de se dirigir à Delegacia Regional do Trabalho. Documentos Necessários: formulário de requerimento, atestado de capacitação profissional, carteira de trabalho, RG, CPF, Cartão do PIS ou Cartão Cidadão, comprovante de endereço. O processo, apesar de simples, pode ser um pouco demorado. No entanto, ele é de suma importância para a evolução da sua carreira profissional no mundo da dança. Esse documento é o que diferencia os bailarinos amadores dos profissionais. E, claro, faça isso depois da pandemia do novo coronavírus, pois mais importante do que ter um registro profissional é estar vivo!