Home Notícias Notícia

01/05/2021

Vamos falar sobre 5 mitos do breaking e do hip-hop

Calma, não é só você que confunde os dois estilos

Cloud e Neguin se apresentam nas ruas de Bucheon, na Coréia do Sul (23 de setembro de 2017)

Entender a diferença entre o breaking e hip-hop (a dança) não é tarefa das mais fáceis. A história dos dois estilos se mistura e confunde até quem já faz parte da cena faz tempo – então relaxe: o problema não é com você. Aqui estão cinco mitos comuns para tentar ajudar a diminuir toda essa confusão.

Breaking e hip-hop são a mesma coisa

Tem muita gente que diz que "breaking é hip-hop" sem contextualizar a coisa para entender bem essa afirmação polêmica. O resultado é uma discussão interminável sobre as terminologias.

O termo hip-hop, em seu significado original, representa um movimento cultural que consiste em quatro elementos tradicionais: breaking, escrita (grafite), MCing (rap) e DJing. Nada complicado, certo? Mas a confusão aumenta quando as pessoas querem saber a diferença entre breaking e hip-hop se referindo ao hip-hop apenas como uma dança, e não como uma cultura.

O termo dança hip-hop foi criado por pessoas de fora do movimento hip-hop para descrever algo que elas não entendiam muito bem – assim como o termo "breakdance", quando o correto é "breaking". Na verdade, o termo é utilizado para descrever alguns estilos de dança surgidos em meados da década de 70 na cidade de Nova York. Os nomes alternativos que você pode ouvir são hip-hop freestyle e hip-hop newstyle – ou simplesmente freestyle e newstyle.

Breaking é acrobacia e hip-hop é dança

Essa afirmação até que é meio verdade já que, de um modo geral, os B-Boys e B-Girls fazem muitas acrobacias no chão, enquanto os dançarinos de hip-hop costumam ficar mais em pé. Mas isso tem mudado bastante, principalmente em competições, com os dançarinos de hip-hop se arriscado cada vez mais nas manobras típicas do breaking – e sim, isso só dificulta a diferenciação.

Dizer que breaking é acrobacia e hip-hop é dança entre seus amigos pode até fazer parecer que você manja das coisas, mas tente não falar isso para B-Boys e B-Girls. Insinuar que eles não estão dançando pode ser considerado um insulto, e esse mito só sobrevive porque a natureza dinâmica dos movimentos do breaking faz do estilo uma dança nada óbvia.

Bboy Noe (Red Bull BC One Cypher Paris, 05 de julho de 2014)

O headspin é provavelmente o movimento mais famoso do breaking